Wednesday, April 11, 2012

Organização Mundial da Saúde e a Alzheimer's Disease International declaram que a demência deve ser encarada como prioridade mundial da saúde

Organização Mundial da Saúde e a Alzheimer's Disease International declaram que a demência deve ser encarada como prioridade mundial da saúde

GENEBRA, 11 de abril de 2012 /PRNewswire/ -- Um relatório liberado hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Alzheimer's Disease International (ADI -- Associação Internacional da Doença de Alzheimer) conclama os governos e os formuladores de políticas a tornar a demência uma prioridade mundial da saúde pública. O novo relatório traz uma visão geral abalizada sobre o impacto da demência no mundo. Além de uma descrição valiosa de melhores práticas e estudos de casos práticos, de todo o mundo, ele contém uma ampla coleção de dados, como estatísticas difíceis de serem obtidas de países de renda baixa e média, o que enfatiza, de forma dramática, que a doença é realmente um problema mundial.

Para preparar o relatório, intitulado "Dementia: A Public Health Priority" (Demência: Uma Prioridade da Saúde Pública), a OMS e a ADI encomendaram relatórios de quatro grupos de trabalho, formados por especialistas liderados por pesquisadores do Institute of Psychiatry (Instituto de Psiquiatria) da universidade King's College London e do Institute of Neurological Sciences (Instituto de Ciências Neurológicas) da Índia.

"A OMS reconhece o tamanho e a complexidade do desafio da demência e exorta os países a ver a demência como uma prioridade crítica da saúde pública", disse o diretor do Departamento de Saúde Mental e Toxicomania da OMS, Dr. Shekhar Saxena. "No momento, apenas oito dos 194 estados membros da OMS têm um plano nacional de combate à demência em execução e alguns outros têm um plano em desenvolvimento. Nossa esperança é a de que outros países vão seguir o exemplo, usando esse relatório como um ponto de partida para o planejamento e a implementação", declarou.

O diretor executivo da ADI, Marc Wortmann, disse: "Com o impacto devastador nos pacientes com demência, em suas famílias, em suas comunidades e nos sistemas nacionais de saúde, a demência representa não apenas uma crise da saúde pública, mas também um pesadelo social e financeiro. Um novo caso de demência surge no mundo a cada quatro segundos. Nossos atuais sistemas de saúde simplesmente não podem suportar a explosão da crise de demência, à medida que estamos vivendo por mais tempo. Esse relatório mostra que há muito o que fazer para melhorar as vidas das pessoas com demência e de quem cuida delas", afirmou.

A publicação do relatório da OMS/ADI vem no rastro de um apelo fervoroso por ação, feito pelo especialista mundial em saúde pública Dr. Peter Piot que, como ex-diretor executivo da UNAIDS, ajudou a liderar o mundo na transformação da sentença de morte do HIV (VIH) / AIDS (SIDA) em uma doença controlável. Em uma palestra recente, o Dr. Piot descreveu a demência -- e a doença de Alzheimer em particular -- como uma "bomba relógio", em vista do rápido crescimento de populações idosas em todo o mundo. De acordo com pesquisa da ADI, que agora deu maior legitimidade ao relatório da OMS, o número de pessoas que convivem com a demência em todo o mundo, estimado em 35,6 milhões em 2010, deve praticamente dobrar a cada 20 anos, chegando a 65,7 milhões em 2030 e a 115,4 milhões em 2050. Ao fazer uma comparação notável entre a demência de hoje e o HIV/AIDS dos anos 80, ele sustentou que o mundo deve combater a demência com um nível similar de urgência e recursos. "Se é que o mundo precisa de um alerta, é o dessa crise mundial. Não vejo qualquer outra alternativa a não ser a de dar à doença de Alzheimer a atenção que foi dada ao HIV/AIDS", disse Piot.

Obtenha uma cópia do relatório

O relatório Dementia: A Public Health Priority estará disponível para download a partir de 11 de abril em www.alz.co.uk/WHO-dementia-report

Sobre a OMS e a ADI

A Organização Mundial de Saúde (OMS) é o órgão responsável pela direção e coordenação da saúde dentro do sistema das Nações Unidas (http://www.who.int/about/en/).

A Alzheimer's Disease International (ADI – Associação Internacional da Doença de Alzheimer) é a federação das associações da doença de Alzheimer, que apoia os pacientes de demência e suas famílias, em seus respectivos países (http://www.alz.co.uk).

FONTE  Alzheimer's Disease International

FONTE Alzheimer's Disease International

Back to top

RELATED LINKS
http://www.alz.co.uk
http://www.alz.co.uk/WHO-dementia-report


Source: www.prnewswire.com

No comments:

Post a Comment